Finalmente chegou o grande dia, o inicio da nossa primeira odisseia, 4867 km na garupa de uma TDM850. Uma amálgama de sentimentos apoderava-se de nós: felicidade, euforia, ansiedade e alguma inquietude.
Tudo foi preparado metodicamente, lemos dezenas de relatos de outros viajantes, devorámos conselhos e informações sobre os lugares a serem visitados e confirmámos até ao último minuto todos os pontos da nossa check list….
Nos dias que antecederam a viagem imaginámos cenários, reflectimos sobre problemas e dificuldades, mas ficámos sempre com a consciência que seria impossível preparar o desconhecido, o imprevisto, o inesperado.
1º Dia: Lisboa / Valladolid (03/08/2007)
Tempo
- Saida: 08h45m Chegada: 18h15m
- Kms percorridos: 620Km
- Locais visitados: Salamanca / Valladolid
- O pior: O excesso de zelo às vezes não ajuda!!! O eterno medo de ficar sem óleo na TDM fez com que o tivéssemos posto em excesso. Resultado !!?? Derrame de óleo e de imediato a constatação prematura que poderia ser algo de grave... Cromos :-)
- O melhor: Ao contrário daquilo que esperávamos não chegámos cansados o suficiente para ficarmos sossegados no Hotel, estivemos apenas o tempo suficiente para tomar um banho rápido e aí fomos nós curtir a noite de Valladolid.
2º Dia: Valladolid / Bordeaux (04/08/2007)
Tempo
- Saida: 09h30m Chegada: 18h00m
- Kms percorridos: 620Km
- Locais visitados: Bilbao (Pirinéus) / Lormont (Bordeaux)
- O pior: Oferta de 2 copos do Mac Donald's!!! Pois é... oferecer 2 copos (de vidro) a quem viaja numa mota com toda a bagagem completamente comprimida em 3 mini-malas pode tornar-se um verdadeiro pesadelo (e o pior é que os copos até eram giros...)
- O melhor: Sem dúvida a fantástica paisagem natural do Pirinéus... Aqui, mais do que em qualquer outro lado, sentimo-nos parte integrante da natureza que nos rodeia. Em todo o percurso são variados os cheiros e as diferenças climatéricas que nos acompanham nesta travessia, sempre com as montanhas como cenário de fundo.
Pela manhã a azáfama do costume... verificar o óleo, lubrificar a corrente e delinear o trajecto no GPS. Nada que não fique resolvido para aí em "meia horinha"
Fronteira francesa
(Pedimos desculpa aos leitores deste Blog, mas ficámos tão deslumbrados com a paisagem dos Pirinéus que nos esquecemos de parar para tirar fotos) :-(((
3º Dia: Bordeaux / Caen (05/08/2007)
Tempo
- Saida: 09h30m Chegada: 22h00m
- Kms percorridos: 800Km
- Locais visitados: Chenonceau / Chambord
- O pior: A nossa TDM ressentiu-se um pouco dos kms percorridos: Um dos suportes da mala não gostou do excesso de peso e partiu-se (se 3 mini-malas já eram poucas, 2 mini-malas tornou-se uma verdadeira tragédia...); e como um mal nunca vem só, um dos pneus ficou literalmente nas lonas e a precisar de ser urgentemente substituído.
- O melhor: Os castelos de Chenonceau e Chambord. A todos os que passem perto de Tours ou Orleans aconselho vivamente uma paragem obrigatória em Loire Valley para visitar dois dos castelos mais bonitos que já alguma vez visitámos.
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Castelo de Chambord
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Castelo de Chenonceau
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Estas belas calças são as que acabaram por vencer a prova de resistência:
10 dias seguidos de utilização sem qualquer tipo de lavagem...
(condicionantes dos motard's) :-)
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E agora sim estamos prontos para
mais alguns kms...
4º Dia: Caen / Cherbourg (06/08/2007)
Tempo
- Saida: 10h30m Chegada: 22h10m
- Kms percorridos: 220Km
- Locais visitados: Caen / Arromanches / Longues-Sur-Mer
- O pior: Perdemos toda a manhã na procura incessante de uma oficina para comprar um pneu novo. Temos que confessar que o nosso francês e a pouca amabilidade de alguns transeuntes fez com que esta busca se tornasse ainda mais difícil. Depois de muitas voltas lá conseguimos encontrar a "Dafy Moto", uma loja/oficina de motas que deve servir de referência a todos os motards que viajem por França.
- O melhor: Finalmente começámos a explorar todas as pequenas maravilhas que a Normandia preservou da 2ª Guerra Mundial: O memorial de Caen, o porto flutuante de Arromanche, os Bunkers Alemães. Enfim!! um museu ao ar livre... Outro momento alto do dia foi o magnifico jantar num simpático e acolhedor restaurante italiano em Cherbourg.
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Entrada do Memorial de Caen
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Castelo de Caen
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Aquilo que resta do Porto Flutuante numa das praias onde foi o famoso desembarque dos aliados
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Um "pequeno" tanque, guardado por uma "grande" mota
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Não percam os próximos episódios...
10 comentários:
q grande viagem....
Olá caríssimos,
A crónica promete... vamos lá a continuar, não sejam preguiçosos. :-)
Abraços para ele e beijos para ela.
Rui
dica: óleo na corrente pela manhã não é boa política, é preferível quando param ao final do dia.
Grandas Malucos!!!!
Eu também gostaria muito de fazer viagens como as vossas... Adorava... Estou só á espera de fazer 40 anos para ganhar corcunda para esse efeito, mas está quase...
Preciso de ficar um pouco mais marreco para montar a bela da CBR900 para vos acompanhar... Está quase... A marreca e os 40 anos é já a seguir (em Dezembro)por isso digam qual é a próxima que eu estou lá (bem se a minha mulher deixar claro) é que se ela também quiser ir... a coisa omplica-se...
Nem vos digo porquê... Ou melhor já vos disse... é que é um CBR 900 Fire Blade e quando uso travões por algum motivo, ela cai no meu banco... (tenho algumas complicações com o depósito...) não posso ser mais explícito... Entendem!!! Luís Laranjeira
Olá amigos...
Estive aqui dias atrás e estou triste porque não vi mais nenhum comentário novo... Como é possível??? A malta agora só quer é novelas e coisas do género.... E os grandes programas, as grandes proezas, tais como viajar em cima de um motor 3 ou 4 mil quilómetros é coisa para fraquinhos... (já estou como os gatos fedorentos....) "És muito franqquuiiinhhhooo", como é possível... E ainda por cima (e isso é que me surpreende...) é efectuar uma mega viagem com pendura... Acto heroico... para-anormal, muito à frente... Eu teria que ser hospitalizado a meio do percurso por motivos que se prendem com o depósito da minha moto, questões ergonómicas... nada mais...
Deixo aqui mais um marca minha e a partir de hoje reservo as últimas linhas do meu texto a que intitularei de:
DICAS DE MOTARD
Cá vai:
Se queres uma mota compra uma HONDA o resto é um conceito....
Fantastico !!!
Estou cheio de inveja e quando for grande também quero fazer uma viagem destas.
Acho mal é terem-me acordado a 1 da manhã para fazer reservas de hoteis em Andorra pela internet :))
O que é uma vergonha é a 'jovem' das fotos ainda dizer aos pais para não se preocuparem que ela vai de carro e que a mota fica na garagem !!!ou se é motard e se assume ou não é !!!
Continuem com este espirito !!!
A Aventura está convosco. Continuem assim e curtam a vida...
Agora sim... espanco-vos!!!
Ler o 4º dia fez-me começar a vestir o casaco, aquecer a mota e... bom, nada!!!
Já estava a apertar o capacete quando achei que era melhor programar as coisas com mais calma...
Fora de brincadeira, só uma palavra, fenomenal!!!
Aliar o prazer de andar de moto em boa companhia, ao facto de se estar em locais cuja história mudou a "face do mundo" é demais... até me arrepiei!
Ainda por cima ao pé do mar, que a nós portugueses nos revitaliza. De certo que vos "carregou as baterias", este 4º dia.
Continuem.
Abreijos!
Rui
... aí o óleo! Sempre o óleo... LOL
Bela viagem!
@-}--
Ok......................ele, depois desta viagem, está aprovado para poder trabalhar numa empresa de elevadores. Quanto a ela........................ só lhe posso desejar muita paciência para o aturar
muitos parabens !
gostei muito e ler o relato da viagem e ver as fotos.
cumprimentos
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