3 a 11 de Agosto 2007 Lisboa/Normandia/Andorra/Lisboa



Finalmente chegou o grande dia, o inicio da nossa primeira odisseia, 4867 km na garupa de uma TDM850. Uma amálgama de sentimentos apoderava-se de nós: felicidade, euforia, ansiedade e alguma inquietude.

Tudo foi preparado metodicamente, lemos dezenas de relatos de outros viajantes, devorámos conselhos e informações sobre os lugares a serem visitados e confirmámos até ao último minuto todos os pontos da nossa check list….

Nos dias que antecederam a viagem imaginámos cenários, reflectimos sobre problemas e dificuldades, mas ficámos sempre com a consciência que seria impossível preparar o desconhecido, o imprevisto, o inesperado.


1º Dia: Lisboa / Valladolid (03/08/2007)

Tempo

  • Saida: 08h45m Chegada: 18h15m
  • Kms percorridos: 620Km
  • Locais visitados: Salamanca / Valladolid
  • O pior: O excesso de zelo às vezes não ajuda!!! O eterno medo de ficar sem óleo na TDM fez com que o tivéssemos posto em excesso. Resultado !!?? Derrame de óleo e de imediato a constatação prematura que poderia ser algo de grave... Cromos :-)
  • O melhor: Ao contrário daquilo que esperávamos não chegámos cansados o suficiente para ficarmos sossegados no Hotel, estivemos apenas o tempo suficiente para tomar um banho rápido e aí fomos nós curtir a noite de Valladolid.
A famosa "fuga de óleo" na estação de serviço de Vila Velha de Rodão






Plaza Mayor de Salamanca






O descanso da guerreira...à espera de um bom bife do "Buffalo Grill"





De regresso ao hotel, o eterno problema de todos os motards que viajam por essas estradas fora !!! Onde é que eu vou deixar a mota? Vou deixá-la presa a que poste? Será que a vou conseguir ver da janela do quarto?
Enfim !!! Nada que não se resolva passados 20min. de intensa pesquisa e interrogações... :-))



2º Dia: Valladolid / Bordeaux (04/08/2007)

Tempo

  • Saida: 09h30m Chegada: 18h00m
  • Kms percorridos: 620Km
  • Locais visitados: Bilbao (Pirinéus) / Lormont (Bordeaux)
  • O pior: Oferta de 2 copos do Mac Donald's!!! Pois é... oferecer 2 copos (de vidro) a quem viaja numa mota com toda a bagagem completamente comprimida em 3 mini-malas pode tornar-se um verdadeiro pesadelo (e o pior é que os copos até eram giros...)
  • O melhor: Sem dúvida a fantástica paisagem natural do Pirinéus... Aqui, mais do que em qualquer outro lado, sentimo-nos parte integrante da natureza que nos rodeia. Em todo o percurso são variados os cheiros e as diferenças climatéricas que nos acompanham nesta travessia, sempre com as montanhas como cenário de fundo.


Pela manhã a azáfama do costume... verificar o óleo, lubrificar a corrente e delinear o trajecto no GPS. Nada que não fique resolvido para aí em "meia horinha"




Fronteira francesa









(Pedimos desculpa aos leitores deste Blog, mas ficámos tão deslumbrados com a paisagem dos Pirinéus que nos esquecemos de parar para tirar fotos) :-(((


3º Dia: Bordeaux / Caen
(05/08/2007)

Tempo

  • Saida: 09h30m Chegada: 22h00m
  • Kms percorridos: 800Km
  • Locais visitados: Chenonceau / Chambord
  • O pior: A nossa TDM ressentiu-se um pouco dos kms percorridos: Um dos suportes da mala não gostou do excesso de peso e partiu-se (se 3 mini-malas já eram poucas, 2 mini-malas tornou-se uma verdadeira tragédia...); e como um mal nunca vem só, um dos pneus ficou literalmente nas lonas e a precisar de ser urgentemente substituído.
  • O melhor: Os castelos de Chenonceau e Chambord. A todos os que passem perto de Tours ou Orleans aconselho vivamente uma paragem obrigatória em Loire Valley para visitar dois dos castelos mais bonitos que já alguma vez visitámos.







Castelo de Chambord













Castelo de Chenonceau





















Ao fim de alguns kms é natural que comecem os devaneios....
Estas belas calças são as que acabaram por vencer a prova de resistência:
10 dias seguidos de utilização sem qualquer tipo de lavagem...
(condicionantes dos motard's) :-)











Os sempre necessários 20min. para preparar o inicio de mais um percurso





E agora sim estamos prontos para
mais alguns kms...





4º Dia: Caen / Cherbourg (06/08/2007)

Tempo

  • Saida: 10h30m Chegada: 22h10m
  • Kms percorridos: 220Km
  • Locais visitados: Caen / Arromanches / Longues-Sur-Mer
  • O pior: Perdemos toda a manhã na procura incessante de uma oficina para comprar um pneu novo. Temos que confessar que o nosso francês e a pouca amabilidade de alguns transeuntes fez com que esta busca se tornasse ainda mais difícil. Depois de muitas voltas lá conseguimos encontrar a "Dafy Moto", uma loja/oficina de motas que deve servir de referência a todos os motards que viajem por França.
  • O melhor: Finalmente começámos a explorar todas as pequenas maravilhas que a Normandia preservou da 2ª Guerra Mundial: O memorial de Caen, o porto flutuante de Arromanche, os Bunkers Alemães. Enfim!! um museu ao ar livre... Outro momento alto do dia foi o magnifico jantar num simpático e acolhedor restaurante italiano em Cherbourg.



Entrada do Memorial de Caen


















Castelo de Caen












Aquilo que resta do Porto Flutuante numa das praias onde foi o famoso desembarque dos aliados



















Praia de Arromanche

















Um "pequeno" tanque, guardado por uma "grande" mota







Longues-Sur-Mer: Bunkers Alemães









Não percam os próximos episódios...




10 comentários:

Anónimo disse...

q grande viagem....

the xARk disse...

Olá caríssimos,

A crónica promete... vamos lá a continuar, não sejam preguiçosos. :-)

Abraços para ele e beijos para ela.
Rui


dica: óleo na corrente pela manhã não é boa política, é preferível quando param ao final do dia.

Anónimo disse...

Grandas Malucos!!!!
Eu também gostaria muito de fazer viagens como as vossas... Adorava... Estou só á espera de fazer 40 anos para ganhar corcunda para esse efeito, mas está quase...
Preciso de ficar um pouco mais marreco para montar a bela da CBR900 para vos acompanhar... Está quase... A marreca e os 40 anos é já a seguir (em Dezembro)por isso digam qual é a próxima que eu estou lá (bem se a minha mulher deixar claro) é que se ela também quiser ir... a coisa omplica-se...
Nem vos digo porquê... Ou melhor já vos disse... é que é um CBR 900 Fire Blade e quando uso travões por algum motivo, ela cai no meu banco... (tenho algumas complicações com o depósito...) não posso ser mais explícito... Entendem!!! Luís Laranjeira

Anónimo disse...

Olá amigos...
Estive aqui dias atrás e estou triste porque não vi mais nenhum comentário novo... Como é possível??? A malta agora só quer é novelas e coisas do género.... E os grandes programas, as grandes proezas, tais como viajar em cima de um motor 3 ou 4 mil quilómetros é coisa para fraquinhos... (já estou como os gatos fedorentos....) "És muito franqquuiiinhhhooo", como é possível... E ainda por cima (e isso é que me surpreende...) é efectuar uma mega viagem com pendura... Acto heroico... para-anormal, muito à frente... Eu teria que ser hospitalizado a meio do percurso por motivos que se prendem com o depósito da minha moto, questões ergonómicas... nada mais...
Deixo aqui mais um marca minha e a partir de hoje reservo as últimas linhas do meu texto a que intitularei de:
DICAS DE MOTARD
Cá vai:
Se queres uma mota compra uma HONDA o resto é um conceito....

Anónimo disse...

Fantastico !!!

Estou cheio de inveja e quando for grande também quero fazer uma viagem destas.

Acho mal é terem-me acordado a 1 da manhã para fazer reservas de hoteis em Andorra pela internet :))

O que é uma vergonha é a 'jovem' das fotos ainda dizer aos pais para não se preocuparem que ela vai de carro e que a mota fica na garagem !!!ou se é motard e se assume ou não é !!!

Continuem com este espirito !!!

Anónimo disse...

A Aventura está convosco. Continuem assim e curtam a vida...

the xARk disse...

Agora sim... espanco-vos!!!

Ler o 4º dia fez-me começar a vestir o casaco, aquecer a mota e... bom, nada!!!
Já estava a apertar o capacete quando achei que era melhor programar as coisas com mais calma...


Fora de brincadeira, só uma palavra, fenomenal!!!

Aliar o prazer de andar de moto em boa companhia, ao facto de se estar em locais cuja história mudou a "face do mundo" é demais... até me arrepiei!

Ainda por cima ao pé do mar, que a nós portugueses nos revitaliza. De certo que vos "carregou as baterias", este 4º dia.

Continuem.
Abreijos!
Rui

Anónimo disse...

... aí o óleo! Sempre o óleo... LOL
Bela viagem!

@-}--

Anónimo disse...

Ok......................ele, depois desta viagem, está aprovado para poder trabalhar numa empresa de elevadores. Quanto a ela........................ só lhe posso desejar muita paciência para o aturar

Anónimo disse...

muitos parabens !
gostei muito e ler o relato da viagem e ver as fotos.

cumprimentos